
Recomendações: Verificar o sistema de arrefecimento a cada 10 mil km e efetuar a troca do líquido a cada 30 mil km ou 1 ano. Se o líquido do reservatório começar a mudar de cor, independentemente do tempo transcorrido, é indício de contaminação por óxido de ferro (ferrugem).
Aditivo: Às vezes, o reparador utiliza água sem aditivo ou água mineral, o que acarreta a formação de ferrugem e sais minerais que, no sistema de arrefecimento, dificultam a troca de calor e elevam a temperatura de trabalho do motor diminuindo sua vida útil.
Diluição: Também nessa etapa costumam ocorrer equívocos. O reparador coloca menos aditivo que o recomendado e isso provoca o aparecimento, em poucos meses, de um líquido escuro indicando a formação de ferrugem.
Interruptor do Eletro-ventilador: Deve ser substituído periodicamente. A resistência do eletro-ventilador, normalmente usada em veículos com ar-condicionado, passa despercebida. O reparador, às vezes, não consegue identificar um defeito no chicote ou na peça.
Válvula Termostática: Deve ser substituída periodicamente.
Selos: Quando o sistema tem grande quantidade de ferrugem, os selos já estão deteriorados e devem ser substituídos. Há reparadores que não apresentam a opção para o cliente, fazem o serviço sem trocá-los e, quando o motor apresenta vazamento, precisa refazer o serviço de limpeza do sistema de arrefecimento.