Loja - 01 Tel. (11) 4508 – 4385 | Loja - 02 Tel. (11) 2886 – 4500

Freios

Freios

Recomendação: verificar todo o sistema de freios a cada 10 mil km ou no período de 1 ano, quando será feita a troca do fluido do sistema de freio.

Fluido: Nem sempre o reparador substitui. Se o fluido apresenta certa quantidade de água (higroscópico), propriedade dos fluidos que têm característica de absorver umidade. Isso provoca vazamentos por estar mais fino e oxidar os componentes, alertam os instrutores do Senai. Quando o fluido tem cor escura, está na hora da revisão no sistema. Ao desmontar os componentes, o reparador tira apenas uma roda traseira para examinar os freios e se não há vazamentos ou irregularidade nas lonas/sapatas, ele monta e não verifica o outro lado. Este defeito é grave, porque na maioria das vezes o lado oposto à desmontagem começa a apresentar vazamentos pelo cilindro de roda, lembram os especialistas.

Disco: Um engano grave é não dar atenção à superfície de atrito do disco e do tambor, montando os mesmos com rebarbas e com superfície irregular, que causam baixa eficiência do sistema de freios.